Connect with us

Hi, what are you looking for?

Estudos acabam de mostrar que a estratosfera da Terra está diminuindo. Imagem: Mr_Murdoch/Pixabay

Ambiente

O aquecimento global está diminuindo a estratosfera

Um novo estudo mostra que a estratosfera está diminuindo e isso pode prejudicar o sistema de GPS mundial, além de outros satélites.

A emissão de gases do efeito estufa tem causado, nos últimos anos, o aquecimento do planeta. Esses gases, como o dióxido de carbono e o metano não deixam o calor refletido no planeta voltar para o espaço, transformando a Terra em uma estufa. Contudo, a emissão desses gases vem com diversos efeitos colaterais. Um deles, inclusive, é que a estratosfera está diminuindo.

Em um estudo publicado no periódico IOP Science, pesquisadores avaliaram dados de satélites desde os anos 80. A partir disso, os autores puderam concluir que a estratosfera está diminuindo a cada ano. Essa camada da atmosfera, aliás, já perdeu 400 metros desde então.

A estratosfera, vale lembrar, é a camada que está logo acima da troposfera (que é aquela na qual vivemos). Essa parte da atmosfera do planeta se estende entre 12km e 50km de altura e de acordo com a pesquisa está diminuindo na borda inferior e superior também.

De acordo com a pesquisa – e centenas de outras -, o dióxido de carbono presente na troposfera está aumentado gradualmente. Isso causa um aumento da pressão da troposfera sobre as camadas superiores. Aquela que está imediatamente acima, então, sofre um efeito maior.

Por que a estratosfera está diminuindo em cima também?

As camadas da atmosfera funcionam como bolhas de ar ao redor do planeta. A divisão delas, portanto, vem das quantidades e dos tipos de gases presentes no seu interior. A estratosfera, por exemplo, possui a camada de ozônio e uma pequena quantidade de outros gases também presentes na atmosfera.

Todavia, a pesquisa revelou que o dióxido de carbono causa um resfriamento da estratosfera. Assim, com uma temperatura menor, o volume do gás também diminui. Isso causa uma retração da camada ambos abaixo e acima.

Efeitos da diminuição dessa camada

A estratosfera tem pouco movimento de equipamentos propriamente ditos. Nessa parte da atmosfera circulam os jatos ultrassônicos e balões atmosféricos que auxiliam na previsão do tempo. No entanto, a pesquisa mostra que essa diminuição da estratosfera pode prejudicar o sinal de GPS e outros tipos de satélites.

Isso aconteceria por interferências em ondas de alta frequência transmitidas por satélites. Ademais, a pesquisa mostra que caso não ocorra uma redução drástica na emissão de gases estufa, a estratosfera pode diminuir ainda mais de 1 quilômetro até 2080.

O artigo está disponível no periódico IOP Science.

Written By

You May Also Like

Copyright © 2020 ZoxPress Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.